Você sabe o que é tipografia? Descubra agora!

Você sabe o que é tipografia? Descubra agora!

Definição e classificações.

Afinal, o que é tipografia?

De acordo com a Rockcontent, a tipografia é a impressão dos tipos, também conhecidos como fontes ou letras. Ou seja, é a composição visual de um texto.

É importante entender bem sobre esse assunto, pois quando você vai elaborar uma peça, existem vários elementos que devem entrar em harmonia, como a distribuição correta da imagem e da parte textual dentro de um layout, assim como a escolha correta das fontes, para que seja atrativa e legível ao mesmo tempo.

 

4 Classificações de tipografias

  • Sem serifa – Exemplos: Verdana. Helvetica, Roboto e Montserrat, indicados para títulos, chamadas e peças digitais para publicar em sites e redes sociais.

  • Com serifa (Serif) – Exemplos: Times New Roman, Courier, Georgia, Baskerville, que são fontes perfeitas para impressos que compõem mais textos, como livros e revistas. Só que é importante entender qual é a sensação de ler um conteúdo impresso e um conteúdo digital. E a serifa passa a não ser indicada em peças digitais, só em impressos.

 

  • Script (aparenta uma letra escrita à mão) – Exemplos: Segoe Script, Pacifico, Indie Flower e Dancing Script.

 

  • E o 4º estilo é o Dingbat que são símbolos ao invés de letras.

Vale ressaltar que, para cada estilo de fonte possuem algumas variações ou todas as modificações, como: Thin, Light, Regular, Medium ou Semi Bold, Bold e Black ou Extra Bold.

Inclusive, há alternativas para deixar o texto com efeitos: Condensado, Regular ou Estendido como na imagem abaixo.

Outro ponto fundamental que deve ser observado na hora de escolher um estilo de fonte, é conhecer os efeitos de cada medida:

Linha de base: é a linha na qual a maioria dos tipos usam como base para alinhar as letras, mesmo que algumas fontes ultrapassem a linha de baixo, como a letra p e q.

Caixa alta: a letra em caixa alta encosta na linha debaixo e de cima.

Ascendente: são linhas que acompanham a altura das letras, como as letras: b, d, f e etc.

Descendente: é a linha que acompanha abaixo da linha de centro, como é o caso das letras g, j, p e q, por exemplo.

 

Leading: distância entre linhas:


Tracking: espaço entre as letras:


Kerning: distância entre caracteres da palavra:

Ah, não se esqueça de se atentar ao alinhamento do seu texto, já que existem 4 tipos:

  • Justificado

  • Alinhado à esquerda

  • Alinhado à direita

  • Centralizado

E agora, tem uma curiosidade para você! Você sabia que a Microsoft vai tirar de cena a fonte Calibri e substituirá por outra ainda não definida?

Agora que você já conhece as principais particularidades da tipografia, bora iniciar o seu projeto, utilizando as fontes adequadas de acordo com o conceito da marca do seu cliente, e imprima já na gráfica online FuturaIM!

;