Tipos de sacolas de papel mais utilizados

Tipos de sacolas de papel mais utilizados

A embalagem que todo empreendedor deve investir.

Sacola de papel personalizada

Quem diria que as sacolas iriam se popularizar dessa forma e que seriam tão úteis para o nosso dia a dia, né? Se a gente voltar um pouco no tempo, veremos que, em torno de 1700 anos, depois da Revolução Industrial, passaram a ser confeccionados os sacos feitos de juta e de algodão, já que neste período também foi criada a máquina de costura. É surpreendente o quanto sua produção foi evoluindo tanto, pois em 1870, Margaret Knigth patenteou uma máquina que cortava, moldava e colava os fundos dos sacos. Interessante, né?

E, hoje, com tantos recursos tecnológicos e modernidade, e claro, com as novas necessidades que vêm surgindo, passaram a ser produzidos diversos modelos de sacolas de papel, com formatos, designs e acabamentos diferentes, para vários tipos de negócio. E, é justamente sobre isso que vamos falar nesse conteúdo exclusivo. Continue ligado na IM!

Já que o empreendedorismo está em alta, as sacolas de papel se tornaram essenciais para serem usadas como estratégias de branding e como utilidade para os próprios clientes que precisam armazenar e transportar itens com comodidade e estilo. Desde pequenos a grandes negócios, as sacolas personalizadas são usadas com o logo, seja com personalização impressa, ou com carimbo e até mesmo, com solapas, tags e adesivos para identificar a sua marca.

Como a sacola de papel se faz presente em todo lugar e consegue agregar valor à marca, conquistando destaque de um modo bem espontâneo, então a gráfica online FuturaIM vai listar alguns tipos de sacolas de papel mais utilizados no meio corporativo e apresentar os seus diferenciais que atraem grande parte das pessoas. Vamos lá?!


Sacola Kraft

A sacola no papel kraft, também é conhecida como sacola no papel reciclado, rústica, versátil e resistente. O kraft são fibras de celulose retiradas da polpa da madeira. Sendo assim, materiais gráficos e artigos em geral que são feitos em papel kraft, acabam transmitindo mais naturalidade e ainda reforçam um conceito sustentável, principalmente, se a empresa visa esses valores. Existem sacolas kraft com 100, 135, 160, 300 e até 420 gramas. Mas, o ideal é que use gramaturas intermediárias como 135g, que permitem mais flexibilidade no transporte, e isso, sem abrir mão da resistência.



Sacola Duplex


Quando se trata de sacola no papel duplex, é notável que o mercado costuma oferecer gramaturas que podem variar de 190g a 380 gramas. Só que gramaturas muito altas usadas em sacolas correm o risco de sofrer quebra de fibras nas dobras, mesmo sendo protegidas por laminações. Por isso, a recomendação é usar sacolas duplex com 190 gramas, que é muito mais segura na hora de transportar diversos tipos de conteúdo. Outro detalhe importante é que o papel duplex costuma ter laminação ou verniz de proteção para que não corra o risco de manchar ou de também quebrar nas dobras. E, já que essas sacolas são conhecidas pelos enobrecimentos especiais, elas são muito requisitadas por joalherias, óticas e lojas de produtos de grife, já que as características da sacola agregam ainda mais valor ao produto, principalmente para clientes que buscam sofisticação e status.


Sacola Offset

É muito comum encontrar sacolas no papel offset com 120, 150, 180 e 240 gramas. Essa sacola tem um aspecto fosco, com tonalidade parda na parte interna e, normalmente, não recebe laminação ou verniz. A impressão é de alta resolução, já que este tipo de papel recebe uma ótima aderência à tinta. Ela é vista em shoppings, lojas de roupas e calçados, e ainda é usada em eventos de empresas para entregas de materiais publicitários, brindes e afins.


Sacola Triplex

Um exemplo de sacola com aspecto brilhante por fora, branca e porosa por dentro, é a sacola triplex. As gramaturas costumam ser mais espessas, como 250 e 300 gramas, e pelo fato de ser triplex, possui 3 camadas: sendo o miolo e dois revestimentos, o que deixa a sacola ainda mais resistente a itens mais pesados.


Acabamentos especiais 

Agora, a gráfica online FuturaIM quer falar sobre alguns tipos de acabamentos e enobrecimentos especiais que compõem o modelo da sacola. É claro que existem sacolas que não recebem aplicações extras, mas há sacolas que podem ter alguma aplicação de verniz ou laminação que dão ainda mais destaque ao material gráfico. Vem com a gente que vamos listar alguns tipos de enobrecimentos e acabamentos mais requisitados pelos microempreendedores:

 

Laminação Fosca

Essa aplicação é também conhecida como película de BOPP. A laminação BOPP gera uma apresentação fosca bem distinta e refinada, que é excelente para evitar marcas de dedo na sacola, e não só em sacolas personalizadas de papel, mas em qualquer tipo de material gráfico personalizado.

 

Verniz UV Localizado

O verniz local ou verniz UV Reserva é aplicado em apenas algumas áreas do design da sacola, para dar aquele contraste entre o brilho do verniz e o efeito opaco do restante da sacola. É essa contraposição entre o brilho e o fosco que dá um aspecto legal na embalagem. Sem contar que, o verniz localizado acaba dando mais evidência, por isso, geralmente se usa o brilho local no logo, nome da empresa, slogan e outras informações específicas. Ah, lembrando que, é sempre recomendado o uso do verniz de proteção localizado, ao invés do verniz total, pois se aplicar o verniz na sacola toda, pode interferir nas dobras e o aspecto não será tão satisfatório assim.  

 

Plastificação Brilho

Empreendedores que preferem investir em sacolas que tenham acabamentos resistentes à umidade ou outros tipos de rasuras, a plastificação acaba sendo uma ótima opção de proteção extra ao papel. Essa plastificação é feita sob efeito de uma pressão e calor no impresso, que pode ser não só nas sacolas, mas em cartões de visita também.  

 

Acabamento feito com ilhós

O ilhós geralmente é aplicado em faixas, banners e em sacolas de papel. Ele é uma espécie de anel de metal que é aplicado nos dois furos laterais que servem para passar as alças e dar firmeza na hora de carregar a embalagem, sem deixar que a sacola se rasgue.

 

Alças com ponteiras

A alça para sacola com ponteira viabiliza o transporte, já que, com o auxílio das ponteiras diminui o risco de desprender a alça da sacola. Esse acabamento costuma fazer parte da alça de nylon para sacolas de papel, alça de papel torcido e outros.

 

Alças de nylon

Algumas têm acetato e outras não, além de terem variedades de cores e espessuras. É muito comum encontrar sacolas com alças como essa. Óticas, joalherias, lojas de cosméticos e tantos outros segmentos, usam bastante sacolas feitas com esse tipo de acabamento.


Alças de gorgurão

Essa alça pode ser de várias cores e larguras e algumas podem ou não acompanhar as ponteiras de acetato. Muitos shoppings, boutiques, lojas de roupas e calçados gostam de combinar o estilo e cor da alça com a tonalidade e aspecto da sacola.

 

Alças de papel torcido

Quando se fala em alça de papel torcido, logo vem em mente uma alça sustentável que se aplica à uma sacola que também é de material ecológico. O mercado oferece alça de papel torcido no kraft e alça de papel torcido branca, além de se adaptar a outras cores. Essas alças são mais rígidas ao toque, esbanja charme e ainda reforça o conceito ecologicamente correto.

 

Alças vazadas

Como o próprio nome já diz, a alça é vazada no topo da sacola. A abertura cabe a passagem de uma para segurá-la durante o trajeto com a embalagem. Este acabamento só é recomendado para sacolas que carreguem itens leves, para que não se rasguem.

 

Sem contar que sempre há um modelo de sacola que se adequa melhor ao seu negócio, já que existem inúmeros formatos com dimensões diferentes, aliados aos designs padrões ou alternativas personalizáveis, para dar um estilo próprio às embalagens. Levando em conta as dimensões de comprimento (C), largura (L) e Altura (A), as sacolas de papel mais comuns são:

Sacola Evento G - 590x120x430mm  

Sacola Evento XG – 650x140x490mm

Sacola Horizontal P – 320x115x245mm

Sacola Horizontal P – 320x115x295mm

Sacola Horizontal M – 410x130x310mm

Sacola Horizontal M – 410x130x365mm

Sacola Horizontal G – 450x135x335mm

Sacola Horizontal G – 450x135x385mm

Sacola Vertical P – 240x100x320mm

Sacola Vertical P – 240x100x370mm

Sacola Vertical M – 310x130x440mm

Sacola Vertical M – 310x130x488mm

Sacola Vertical G – 380x150x520mmm

Sacola Vertical G – 378x150x570mm

Sacola Fundo Largo M – 279x167x173mm

Sacola Fundo Largo M – 279x167x220mm

Sacola Fundo Largo G – 389x230x290mm

Sacola Fundo Largo G – 389x230x340mm

Sacola Evento G – 590x120x430mm

Sacola Evento XG – 650x140x490mm

Sacola para Garrafa – 85x85440mm

Sacola para Ótica – 185x80x280mm

Sacola para Joalheria P – 150x55x128mm

Sacola para Joalheria M – 160x65x200mm

 

E aí, curtiu a leitura? Aproveite para ler uma outra publicação com o tema:

Sacola de Papel: conheça os benefícios e dicas de utilização!

Essa matéria está imperdível e é essencial para empreendedores de sucesso! 

Ah, confira também o nosso grande lançamento de sacolas em papel personalizadas e faça as suas do jeito que você sempre quis! 


Assista nosso vídeo completo sobre Sacolas Personalizados:

;