Outubro Rosa: a campanha de prevenção ao câncer de mama!

Outubro Rosa: a campanha de prevenção ao câncer de mama!

Conheça a campanha que salva vidas! 

O mês de outubro chegou e com ele a campanha Outubro Rosa. Apesar do assunto ser abordado no Brasil há quase vinte anos, ainda restam algumas dúvidas sobre a doença, por isso a Gráfica Online FuturaIM veio esclarecer melhor esse tema tão importante. 


A campanha Outubro Rosa teve início em 1990 nos Estados Unidos. O movimento acontecia em estados americanos isolados. Após algum tempo, a campanha ganhou força e foi aprovada pelo congresso Americano, e hoje, o Outubro Rosa é um movimento mundialmente popular. No Brasil, a primeira manifestação em apoio à causa foi realizada em 2002 em São Paulo. Desde então, instituições públicas e privadas disponibilizam exames gratuitos para encorajar as mulheres a cuidarem da saúde em busca de um diagnóstico precoce.


O câncer de mama é o segundo com maior diagnóstico nas mulheres, a doença é causada a partir de uma mutação genética nas células mamárias, com isso, a evolução para um tumor, podendo ter crescimento rápido ou lento. Isso pode variar de acordo com a causa, mas quando tratado em um período oportuno, o câncer apresenta bom prognóstico. 


A doença conta com alguns fatores que podem influenciar seu desenvolvimento, são eles: obesidade, idade avançada, fumo e alcoolismo, menstruação em idade muito jovem (antes dos 12 anos), menopausa tardia, hábitos alimentares ruins e fatores genéticos.


Mas afinal, quais são os sintomas, formas de prevenção e tratamentos?! Confira a seguir:

Principais sintomas:

  • Nódulos próximos da axila;

  • Alteração no formato ou tamanho das mamas;

  • Mudança na textura da pele na região;

  • Secreção ou sangue no mamilo;

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama;

  • Dor na mama ou mamilo;

  • Vermelhidão na pele.


Formas de prevenção para o Câncer de Mama!

  • Tenha uma boa alimentação;

  • Movimente-se, faça exercícios físicos;

  • Faça a mamografia anual;

  • Realize o autoexame!

O autoexame é indicado para todas as mulheres, que têm acima de 20 anos. Ele deve ser realizado uma vez por mês, o recomendado é fazer o exame após 7 (sete) dias do início da menstruação, ou antes do ciclo menstrual, onde os seios apresentam maior inchaço. Já no caso de mulheres que estão passando pela menopausa, o ideal é escolher uma data fixa todos os meses para realizar o autoexame. 


Conheça o passo a passo para realizar o AUTOEXAME!

  • Faça uma análise dos seus seios em frente ao espelho.

  • Com os braços relaxados;

  • Com os braços erguidos;

  • Com as mãos na cintura, fazendo pressão.

Isso fará com que você consiga analisar o formato das mamas, possibilitando ver se há diferença de cor, tamanho, etc.

  1. Após isso, a hora de apalpar, realizada sempre com os dedos juntos e esticados;

  2. Levante o braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça;

  3. Com a mão direita, apalpe a mama esquerda fazendo movimentos circulares e de cima para baixo;

  4. Pressione o mamilo suavemente;

  5. Analise próximo às axilas;

  6. Realize o mesmo procedimento na outra mama.

É simples né? Mas, é bom lembrar que o autoexame não anula a necessidade de realizar mamografia, já que existem fatores que podem levar a um falso diagnóstico. Geralmente no autoexame só é possível sentir nódulos que se aproximam de 2cm, o que pode já ser um estágio mais avançado da doença, por isso não se esqueça de realizar a mamografia que é o método mais eficaz para o diagnóstico da doença.

Você sabia? Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta 95% de chance de cura. Mesmo assim, pesquisas apontam que 6 em cada 10 brasileiras não entendem a necessidade da realização do exame.

Se você faz parte do endomarketing de uma empresa ou está preocupada(o) com as mulheres à sua volta, chegou a hora de fazer a sua parte. Nós da gráfica online FuturaIM preparamos alguns itens que vão ajudar na hora de comunicar um pouco mais sobre a campanha Outubro Rosa. 

 

4 IMpressos para usar no Outubro Rosa! 

Cartaz

 


Cartazes são uma forma de divulgação bastante utilizada para murais. A principal função dessa peça é divulgar a informação de forma visual, por isso, ela deve ser direta e IMpactante! Então, capriche no anúncio! Auxilie as mulheres à sua volta e incentive-as a conhecer melhor sobre o câncer de mama.


Folders e Folhetos



Nossos queridinhos não podem faltar! Os folhetos e folders são uma ótima maneira para ajudar na conscientização do Outubro Rosa! Neste item, é possível detalhar melhor as informações sobre o câncer de mama, sintomas, tratamento e a importância do autoexame, assim como fizemos nesse conteúdo, ideal para distribuir em empresas e instituições públicas.


Adesivos



Já pensou em distribuir adesivos com o tema Outubro Rosa? Diversas mulheres podem ser alcançadas apenas com o gesto de receber o adesivo. Neles, podem ser impressas frases de apoio além de símbolos que representem a campanha e hashtags, possibilitando assim que mais pessoas entendam a importância do Outubro Rosa!


Faixas e Banners



Faixas e Banner também podem auxiliar muito na campanha Outubro Rosa, aqui na FuturaIM é possível personalizar o tamanho da sua faixa ou banner de acordo com as dimensões disponíveis no nosso site. Dessa forma, fica fácil alcançar mais pessoas e chamar atenção para essa causa tão necessária. 


Agora você sabe o quanto o Outubro Rosa é importante né? Por isso, não perca mais tempo, adquira já seus impressos personalizados, aqui na gráfica online FuturaIM, seja ele um folder, folheto, cartaz, adesivo, faixa, banner, wind banner ou qualquer outro impresso personalizado que desejar. Faça sua parte! Espalhe informação e cuide de quem você ama, e claro, conte com a FuturaIM.

;