FuturaIM explica: O que é Design System?

FuturaIM explica: O que é Design System?

Saiba como otimizar o tempo da sua equipe!

Não seria legal se existisse um padrão a ser seguido pelos designers? Isso com certeza facilitaria a rotina de produção! Esse é o Design System, e nós vamos te falar sobre ele hoje.


O Design System, ou Sistema de Design, é um tipo de sistema de organização, no qual as empresas recorrem com o intuito de criar uma interface padronizada, na hora de pensar na harmonização, consistência e até mesmo identidade de uma marca. Seria bem complicado ter que criar novamente do zero qualquer identidade de um site e/ou aplicativo, né? Com essa ferramenta, esse processo se torna bem mais rápido, pois as características básicas seriam replicadas!


É como nosso Aplicativo e nosso Site, que possuem interfaces semelhantes, as quais ajudam o cliente e usuário na hora de se localizar, além de possuir um visual único, desenvolvido para o conforto de quem usa!


Outro exemplo de marca que segue esse modelo de padronização seria a Adobe! Se você usa qualquer produto deles, seja Photoshop, Illustrator ou qualquer outro, já deve ter percebido como as interfaces e ferramentas são semelhantes entre si. Isso acontece por conta de uma pré-definição criada pela empresa, para que seus usuários possam ter mais facilidade na hora de usar seus programas. 


  


O mesmo pode ser encontrado na Microsoft, não é à toa que muitos usuários brincam, que se você sabe mexer em um programa, consequentemente consegue utilizar todos os demais. 


 



Mas, quando usar o Designer System?


Muitas empresas hoje em dia tem uma rotatividade maior de funcionários, ou até mesmo acabam usando muitos freelancers. Isso faz com que novos integrantes acabem trazendo novas ideias, novas visões sobre determinados assuntos! Mas, esses temas muitas vezes já foram discutidos em equipe, e até mesmo descartados. Nesse caso, o Sistema de Design já vai levar essas informações aos novos integrantes, mostrando basicamente o que já deu certo.


Esse sistema predefinido vai economizar tempo na criação de arte! 


Mas, será que é difícil aplicar essa ferramenta no cotidiano das empresas? A resposta é não! O Design System foi desenvolvido justamente para facilitar essa rotina, portanto, ele apenas facilita o dia a dia! 


Calma, vamos explicar melhor! 


Imagina que todo o sistema desenvolvido para criação de uma identidade visual, por exemplo, sejam pequenas peças criadas cuidadosamente por um designer experiente e que tenha pensado nos mínimos detalhes, para chamar atenção de um público alvo, para que assim, atraiam mais visibilidade. O Design System transformaria essa identidade em pequenas peças, nas quais pudessem ser encaixadas em campanhas, apps e etc. As peças ficariam moldadas, e poderiam ser encaixadas no que fosse necessário, como aqueles jogos de lego, ou até mesmo quebra-cabeças.


Mas será que o Design System é realmente importante? Bom, se você deseja trazer agilidade à equipe, sim! 


Ah, também é importante lembrar que o Design System é um produto, e não um projeto da empresa! Isso significa que é preciso que ele seja atualizado, afinal, assim como em qualquer outra área, essa também sofre alterações e pode ser evoluída com processos e soluções inovadoras.


Gostou do Design System e deseja planejar um sistema eficiente? Então continue lendo, pois separamos as melhores dicas só pra você!


Planeje o que precisa fazer! Parece uma dica simples, mas a chave de toda boa execução é um bom planejamento. Entenda as necessidades da sua empresa e/ou equipe, e veja o que dará certo. Como um dos maiores intuitos do Design System é facilitar a rotina, entenda o que de fato é necessário para que isso aconteça. 


Escolha as ferramentas certas! Depois de planejar o que precisa, escolha as ferramentas ideias para se trabalhar. Por exemplo, se está planejando criar um sistema de design para suas divulgações e campanhas, leve em conta todos os componentes que serão necessários na criação de suas peças, como fontes, identidade visual, cores e etc.    


Mantenha seu sistema atualizado! Criar um bom sistema é importante, mas isso não significa que não seja necessário fazer atualizações. Com o passar do tempo, a identidade da marca ou os componentes usados para montar seu Design System podem mudar, então atualize sempre. 


Uma dica extra, aqui da FuturaIM, seria ter um Branding bem estabelecido, assim, se torna mais simples a construção desse sistema! 


E aí, gostou de conhecer o Design System? Aproveite para aproveitar outros conteúdos que desenvolvemos para você e para sua marca! 


Até a próxima!

;