Aprenda a fazer o tombo do arquivo da maneira correta

Aprenda a fazer o tombo do arquivo da maneira correta

A partir de agora você não erra mais!

Por acaso já bateu aquela dúvida na hora de criar o tombo da sua arte para impressão? Ou de repente, aconteceu de enviar o tombo errado e receber o seu material gráfico na posição contrária da desejada?

Pois é! Isso é sinal que você precisa receber uma explicação detalhada sobre o tema, para que não haja mais equívocos sobre a posição correta da sua arte. Pode ter certeza, que aprendendo como se faz, nunca mais você vai se confundir. Então, bora aprender com a FuturaIM como faz o tombo da maneira correta. 

 

Afinal, o que é um tombo?

O tombo significa rotacionar o arquivo para a posição horizontal, sendo frente com 90º de rotação e verso com -90º de rotação.

Esse termo é muito utilizado no ramo gráfico, principalmente por designers, já que são os profissionais que fazem a criação dos projetos gráficos para a impressão.  

Em alguns casos, fazer a rotação se faz necessário, para que não corra o risco de o impresso sair de cabeça para baixo, pois cada arquivo tem um posicionamento padrão para ser incluído na chapa de impressão.

Suponhamos que você deseja imprimir um cartão de visita colorido frente e verso (4x4 cores). E, ao invés de ser impresso na posição horizontal, como é de costume, o seu cliente ou você mesmo, deseja imprimir um cartão de visita na vertical. Nesse caso, é necessário fazer o tombo, como segue na imagem abaixo:

 

Consegue perceber que a frente recebeu a rotação para a esquerda e o verso para a direita? Ou seja: Frente> Topo para a esquerda, e Verso> Topo para a direita.  

Mas, talvez você esteja se perguntando: E se o cartão de visita tiver uma máscara de verniz localizado? A resposta é simples! O verniz localizado deve seguir a mesma referência.

Ah, vale lembrar que, para arquivos menores que o padrão do gabarito, a ordem de deslocamento da arte deverá seguir a rotação.

E, caso você queira imprimir um marcador de página colorido frente e verso ou panfleto, por exemplo, segue o mesmo exemplo. 

 

Como faz o tombo da arte com corte especial?

Para fazer um fechamento de arquivo perfeito com corte especial na sua arte, é preciso que envie o tombo da faca de corte de acordo com o tombo do seu arquivo. Isso quer dizer que a arte deve ser criada acompanhando a visibilidade da faca para frente e para o verso. Ou seja, a faca precisa ser espelhada.  

Vale lembrar que todos os impressos personalizados possuem gabaritos para que você possa criar a sua arte. Cada material gráfico tem o seu gabarito específico que fica abaixo da foto do item na página de configuração do produto.

E aí, aprendeu a fazer o tombo no seu layout?

Para conhecer mais dicas de fechamento de arquivo, confira agora mesmo o nosso tutorial e saiba mais, para imprimir seus materiais gráficos com a excelência que você deseja e que você merece!  

;