7 Dicas para se manter financeiramente no ano novo

7 Dicas para se manter financeiramente no ano novo

A gráfica online FuturaIM vai ajudar a organizar suas finanças 

As festas de final de ano já se passaram. Confraternização, churrascada, ceia entre familiares e amigos, uso de 13º salário com viagens, bate-volta na praia pra curtir o recesso, fora os presentes, reformas na casa e tantos outros gastos ou investimentos, que agora vem a famosa pergunta: - o que fazer agora?

Aqueles que são mais organizados nas finanças, conseguem iniciar o ano no azul e ficam satisfeitos com o uso inteligente do dinheiro. Agora, para os mais impulsivos, vem o arrependimento e a promessa de nunca mais gastar compulsivamente.    

Acontece que assim como são feitos alguns planos para o ano novo, como entrar em uma academia, fazer uma reeducação alimentar, emagrecer e mudar outros hábitos do dia a dia, se reeducar com as finanças também deve fazer parte do planejamento para o ano que se inicia.  

E para o nosso choque de realidade, 2022 já começou e agora é a hora em que surgem novos boletos para pagar, como é o caso do IPTU, IPVA, seguro de carro, taxas de matrículas, uniformes e lista de material escolar. Inclusive, dependendo da escola, esses itens podem até aumentar o valor da mensalidade.

Com tantas contas a pagar, o melhor dos mundos seria iniciar o ano no azul. Mas, se de repente excedeu os gastos, o ideal é fazer uma análise de tudo o que foi feito e em seguida fazer um bom planejamento para que em janeiro do ano que vem você esteja com as finanças equilibradas. Então, bora continuar a leitura para saber mais sobre o assunto com 7 dicas para se manter financeiramente a partir de janeiro.

 

1) Faça um mapeamento das dívidas

Esse mapeamento das contas a serem pagas no início do ano ajuda a ter uma consciência do que deve ser pago. E uma boa dica é usar faturas de cartões de crédito e extratos bancários do mesmo período do ano anterior, assim você faz um comparativo e ainda facilita na organização do pagamento das próximas despesas.

 

2) Parcele ou pague à vista

Janeiro é mês de ficar de olho na lista de materiais para a volta às aulas, por isso, no caso do material escolar, a dica é pesquisar preços e escolher a opção que ofereça melhor custo-benefício.

Outra despesa a ser considerada na hora de pagar as contas de início de ano é a contribuição anual a órgãos de classe, sindicatos e associação no caso de provisionais que possuam vínculos com entidades desse tipo, como advogados, médicos, psicólogos, engenheiros, entre outros.

Os presentes de Natal, o ideal é que tenham sido comprados no débito ou dinheiro em espécie. Mas, se pagou no cartão de crédito, é necessário planejar o pagamento agora no início do ano e nada de pagar a fatura atrasada.

Outro plano que ajudará a pagar as contas no início do ano, é manter um controle detalhado das despesas previstas para o ano, assim quando o mês de janeiro de 2023 chegar, o preparo será maior.

 

3) Liste as despesas que terá ao longo do ano e o prazo para pagamento

Nessa lista deve ter a relação de contas como: luz, água, aluguel, telefone, condomínio, dentre outras. E, para obter um bom desconto, no começo do próximo ano, que tal juntar mês a mês uma certa quantia? Porque assim, ao pagar algumas despesas à vista, você pode garantir um bom desconto.

 

4) Faça uma análise e descubra para onde foi o seu dinheiro no ano anterior, respondendo essas perguntas:

  • Quanto do seu dinheiro foi destinado para gastos essenciais (alimentação, despesas domésticas, transporte, educação, etc?)

  • Quanto foi gasto com coisas supérfluas?

  • De tudo o que foi gasto, o que você considera desperdício de dinheiro?

  • Onde está gastando demais?

  • Quantas compras você fez e se arrependeu?

  • Quanto conseguiu poupar?

  • Como estão seus investimentos? 

  • Quais são as dívidas feitas com cartão de crédito, crédito pessoal, financiamentos e etc? 

Feito essa análise, você vai perceber quantas vezes você comprou por impulso, sem ter necessidade nenhuma, já que em alguns casos até se arrependeu da compra.


5) Faça um plano com metas

Monte um planejamento financeiro com objetivos realistas e para atingir, evite acumular compras parceladas, reduza os gastos desnecessários e crie formas de aumentar sua renda, como revender materiais gráficos personalizados, por exemplo. 

 

6) Crie um fundo de emergência

Você precisa ter um fundo de reserva para situações inesperadas como a perda de um emprego, questões de saúde, assim como gastos com remédios e outras despesas inesperadas. Assim, evita fazer dívidas e evita também a perda de controle sobre as finanças. 

 

7) Invista em educação financeira

Engana-se quem pensa que educação financeira é só pra quem tem muito dinheiro. Na verdade, essa sugestão é indicada para todos! Então, busque conteúdos sejam eles pagos ou gratuitos na Internet, como vídeos, e-books, podcasts, artigos e tantos outros canais que você possa encontrar informações para ter as finanças equilibradas. 


E aí, gostou das dicas? Então, complemente ainda mais o seu conhecimento e descubra Como aumentar os lucros em 2022

;