05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem

05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem

Saiba tudo sobre o dia mundial do Meio ambiente!

Você sabia que no dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente? Essa data é mundialmente conhecida pois ela foi estabelecida durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, em 1972. Nesse evento, a Organização das Nações Unidas (ONU) implantou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e ainda apresentou princípios que têm por objetivo a preservação do meio ambiente.

Todo ano há um tema a ser discutido na Assembleia. Em 2019 o tema foi sobre a poluição do ar; em 2020 foi sobre a biodiversidade e agora em 2021, a pauta é: Restauração de Ecossistemas, que acontecerá no Paquistão. É interessante porque essa restauração pode ser feita desde com plantações de árvores, até a limpeza de rios.

Além dessa conferência, aqui no Brasil há o Decreto Federal 86.028 de 27 de maio de 1981, que estabelece a criação da Semana do Meio Ambiente em todo o território brasileiro, com o intuito de apoiar a participação dos brasileiros na preservação ambiental. Sendo assim, neste momento está havendo diversas programações no país inteiro, com o foco na Semana do Meio Ambiente.

 

Participe de programações especiais da Semana do Meio Ambiente

No dia 07/06, na próxima segunda-feira, por exemplo, será transmitida uma Live das 16 às 17h30, com o tema: Programa Sabores da Agricultura Familiar, que tem o intuito de aproximar mais os agricultores familiares, cozinheiros, alunos de escolas públicas e seus familiares, além de gestores e educadores. A ideia é mostrar como a agricultura familiar pode abastecer a alimentação escolar, com alimentos orgânicos sustentáveis. Nesta Live, terá dicas de cultivar PANC, (Plantas Alimentícias Não Convencionais), em casa e na escola, e muito mais. Basta acessar e participar.   

 

Veja o índice do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 

Discussões que envolvem a conscientização sobre a preservação ambiental são consideradas questões urgentes que devem ser levadas a sério. Só para se ter uma ideia, o IBGE, (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que entre 2000 e 2018, o Pantanal chegou a perder cerca de 2,1 mil km² de área nativa. Em 2020 teve quase 23 mil km², consumido pelas queimadas.

Ao fazer uma profunda reflexão a respeito das principais agressões no nosso meio ambiente, é possível notar o grande volume de queimadas no território brasileiro, que além de prejudicar a vegetação, ainda provoca o efeito estufa. Existem várias áreas sofrendo com o desmatamento, principalmente na região da Mata Atlântica. Tem a questão da poluição das águas, como é o caso do Rio Tietê, com mais de 160 km de extensão contaminado. Sem contar o acúmulo de lixos, com descartes inapropriados que geram inundações e a poluição do nosso ar por conta da liberação do CO2 (gás carbônico).

 

A gráfica online FuturaIM é amiga da natureza

Por isso, a gráfica online FuturaIM implantou alternativas sustentáveis nas entregas para a região de São Paulo, através de bikes e furgões elétricos para evitar a emissão de carbono no nosso meio ambiente, pois sabemos bem que, fazendo a nossa parte, podemos sim, minimizar grandes impactos no Planeta.

 

Dia Nacional da Reciclagem

Vale lembrar que, no dia 05 de junho também é comemorado o Dia Nacional da Reciclagem, que visa conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, que está totalmente interligada ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi exatamente no dia 9 de outubro de 2009, com a Lei nº 12.055, que foi determinado o dia 05 de junho como o Dia Nacional da Reciclagem.

 

Ah, e temos uma curiosidade superinteressante para você!

Você sabia que o símbolo da reciclagem, formado por 3 setas, faz menção aos 3 ciclos da reciclagem? A primeira seta significa a indústria; a segunda, o consumidor e a terceira, representa o retorno do produto ao ciclo produtivo.

 

E você sabe qual a diferença entre materiais reciclados e reciclatos? É simples! Vamos explicar para você!

O papel reciclado é produzido com descartes de papelão, rolos de papel toalha, papel higiênico, jornal, sacos de papel, revistas e outros tipos de papéis que são coletados na reciclagem. É 100% reciclado e, por isso, tem uma textura mais áspera. Inclusive, os materiais feitos com o reciclado são mais para uso pessoal do que comercial.

Já o papel reciclato tem 75% de material reaproveitado dentro da própria fábrica e 25% de coleta urbana, considerado o primeiro papel offset 100% reciclado feito em grande escala de produção no Brasil.

 

Em São Paulo teve um aumento de 12,4% no volume de coleta seletiva

Uma pesquisa feita pela Amlurb, (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) da capital de São Paulo, mostra que houve um aumento de 12,4% no volume de coleta seletiva. A coleta reciclável passou de 82,4 mil para 92,6 mil toneladas, ou seja, são 10,2 mil toneladas a mais do que no ano anterior. Se prestarmos atenção, estamos vivendo tempo de pandemia, ou seja, as pessoas ficam mais tempo em casa e geram mais resíduos, com o consumo de embalagens para delivery, por exemplo.

 

E agora, chegou a hora da gráfica online FuturaIM apresentar para você alguns modelos de impressos personalizados feitos em papel reciclato e outros materiais biodegradáveis. Vamos ver quais são? Vem com a gente!

Queremos iniciar a nossa relação de produtos sustentáveis, com a mais linda caderneta ecológica personalizada com blocos auto adesivos coloridos. Ela acompanha uma caneta ecológica, para formar um kit perfeito ecologicamente correto.

E, por falar em caneta, se não quiser o kit, disponibilizamos apenas a caneta ecológica personalizada, feita de papelão e com apenas alguns detalhes em plástico nas cores: vermelha, laranja, azul e amarela. Dá uma olhada e note como ela é linda!  

Conheça o caderno com as folhas internas no papel reciclato 75g! É um caderno com capa dura personalizada e com duas medidas para você escolher: 175x245mm e 200x275 milímetros. Qual você prefere?

Se você trabalha em escritório ou consultório e quer aplicar esse conceito sustentável, temos o timbrado no papel reciclato 90g. Com um impresso desse, com certeza você vai conseguir transmitir aos seus clientes e pacientes qual ideia você defende. 

E, se você quer fazer suas divulgações mantendo essa ideia sustentável, que tal investir em folhetos no reciclato 90g? A personalização pode ser colorida na frente ou nos dois lados. Será um grande diferencial para a sua empresa.

Temos os cartazes que são estratégias de marketing para divulgar produto ou serviço de um jeito mais consciente.

E, por último, queremos te apresentar o moderno canudo ecológico nas versões lisa e listrada.

O interessante desse canudo é que é feito no papel biodegradável, justamente para ficar de acordo com a Lei nº 17.110 de 12 de julho de 2019 que proíbe todo o Estado de São Paulo o fornecimento de canudos feitos de plástico em hotéis, restaurantes, bares, padarias, clubes noturnos, salões de dança, eventos musicais e outros estabelecimentos comerciais.

Já que o descumprimento da lei pode acarretar multas no valor de R$ 552,20, podendo chegar a R$ 5.522, em caso de reincidência, então a gráfica online FuturaIM trouxe essa grande solução para você!

Gostou do nosso conteúdo? Então, crie você também, hábitos sustentáveis e comece agora a escolher seus impressos personalizados, conhecidos como amigos da natureza! Acesse já o nosso site e boas compras! 

;